América de Propriá e Cotinguiba lutam para reviver tempos áureos na elite


Na história do futebol mundial grandes clubes já figuraram no inferno da segunda divisão. Palmeiras, Vasco, Corinthians, Grêmio, Atlético Mineiro e Fluminense provaram deste fogo no Brasil. O River Plate caiu na Argentina; Juventus sucumbiu na Itália e até o poderoso Manchester United da Inglaterra não escapou das provocações dos rivais após vexame.
Cotinguiba campeão em 1942
Em todos os casos lembrados, os clubes conseguiram recuperar a 'dignidade perdida' de forma rápida. Mas no futebol sergipano, equipes tradicionais não tiveram a mesma sorte. O Cotinguiba percorreu o tortuoso caminho da degola e não voltou. Rebaixado no ano passado, o América de Propriá sonha em não permanecer mais uma temporada longe da elite.
Das doze equipes que vão disputar a Série A-2 de 2012, apenas os dois times triunfaram na primeirona. Ao todo, foram oito títulos, seis do 'Tubarão da Praia' e dois do 'Tricolor da Ribeirinha'.
Por dificuldades financeiras, o Cotinguiba não disputa um torneio oficial desde 2009. O clube foi o primeiro campeão estadual da história no Sergipano, em 1918. Na elite, foram seis conquistas (1918-1920-1923-1936-1942-1952). Com a crise, o time caiu de produção e acabou na segundona. Em 1993 voltou ao certame principal, mas patinou, até cair seis anos depois. Em 2012, vai mandar seus jogos no estádio Wellington Elias, em Nossa Senhora do Socorro, na Grande Aracaju.
Recentemente, o Tubarão da Praia perdeu seu maior ídolo. Carlos Tirso faleceu no dia 15 de julho aos 78 anos. Considerado o maior artilheiro do futebol sergipano, ele foi campeão como jogador e técnico e esteve no último título do Cotinguiba na primeira divisão, em 1952. Seu maior feito foi ter marcado em um só jogo dez gols.
- Infelizmente perdemos uma grande referência de jogador, técnico e de ser humano. Mas creio que a memória de Carlos Tirso será inspiradora para os jogadores que vestirão o manto sagrado do Cotinguiba - disse Wellington Mangueira, presidente do clube.
América Campeão em 2007
O América já levantou a principal taça do futebol sergipano duas vezes, em 1966 e 2007. Curiosamente, na segunda conquista, o time de Propriá conquistou o título no ano seguinte ao do triunfo na segunda divisão de 2006.
Naquela época, o Cavalo Alado, como é também conhecido, contratou o técnico Ribeiro Neto, que tinha sido dispensado do Sergipe. Com jogadores de sua ex-equipe ele superou o Confiança, o próprio Sergipe e o Itabaiana na fase final.
- Aquela conquista foi fabulosa. O Sergipe me demitiu após três rodadas com uma vitória e dois empates. Fiquei muito chateado, mas o América me deu a oportunidade de fazer um trabalho campeão. Infelizmente, após o título, o Joaquim (presidente) perdeu seu braço direito, o zagueiro Isaías. Ele sofreu um acidente fatal e creio que isso abalou a direção do clube. Mas nesta segundona eu acredito que o América tem tudo para subir. A torcida lá é quente, joga com o time e o presidente sabe montar boas equipes - conta Ribeiro Neto, hoje treinador do River Plate.
O América carimbou sua nova passagem à segunda divisão no ano passado, ao lado do Estanciano.
Campeões da segundona
Além de Cotinguiba e América, campeões em 1993 e 2006, respectivamente, a Série A2 deste ano conta com mais dois vencedores na divisão de acesso: Maruinense e Boca Júnior.
O time de Maruim tenta o acesso pela sexta vez desde que caiu para segunda divisão em 2005. Em 2008 e 2010 não disputou a competição. Nas duas últimas participações, o Fantasminha Camarada, como é conhecido, só conquistou seis pontos, ficando na lanterna de seu grupo.
O Boca Júnior ostenta dois títulos nesta competição: 2004 e 2007. Montado para ser rival do River Plate de Carmópolis, o homônimo argentino deixou a cidade de Cristinápolis para mandar seus jogos em Estância. Na primeira divisão, fez sua melhor apresentação em 2005, ficando com a quarta colocação, sendo rebaixando no ano seguinte. Na cola do River Plate, voltou a disputar a elite em 2008, mas sem o mesmo desempenho caiu na mesma edição.
Fonte: globoesporte/se

Acompanhe Online: